Seminário Teológico Evangélico Congregacional
(Av. Floriano Peixoto, 180, Centro)
Fone: 3321-5816
Email: seminario.congregacional@bol.com.br

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A RESPONSABILIDADE HUMANA

PACKER, J.I. A evangelização e a soberania de Deus - se Deus controla todas as coisas, por que evangelizar?. São Paulo: Editora cultura cristã, 2002, pp.112.

     A evangelização e a soberania de Deus resultam em perguntas se DEUS controla todas as coisas por que evangelizar?James Ian Packer estudou na universidade de Oxford onde se formou em teologia em 1952 e doutorou-se em filosofia em 1952, foi ordenado ministro, servindo como ministro assistente da igreja de Saint John, na Inglaterra. Levar a palavra despertamento para os cristões com o intuito de compromisso com a evangelização. É muito importante o tema abordado no livro, pois fala das dificuldades que os cristãos estão passando por não se despertarem para aquilo que Deus convoca.
     Os três primeiros capítulos resultam em questões, a respeito da evangelização e soberania de Deus, onde surgem perguntas e ate indagações, como se Deus é soberano no mundo por ele criado, no capítulo primeiro então qual seria a importância e até o poder da oração? A oração do cristão não é nem uma tentativa de forçar a mão de DEUS, mas um humilde reconhecimento da nossa impotência e da total dependência de Deus. Packer relatar que oração é um ponto muito importante, comparado como uma arma com muito efeito e através dela podemos ver o impossível.
     No capítulo dois o autor não descarta a responsabilidade humana nos convocando a refletir sobre á natureza do trabalho evangelístico do cristão. A soberania de Deus e a responsabilidade humana e que também é ensinado como se Andassem separados, isso não é verdade elas tem que andar lado a lado e de fato ambas são regidas pela autoridade divina segue-se que elas devem ser mantidos. O homem e o agente moral responsável pela a evangelização, e ao mesmo tempo e controlado pela divindade soberana de Deus, pois cabe-nos como seres humanos falarmos daquilo que através do sacrifício crucial que chegamos ao pleno conhecimento da salvação.no Capitulo terceiro. O autor relata que temos sim uma responsabilidade, mas não podemos desprezar á essência de Deus, pois e através desta essência que o pecador chega ao pleno conhecimento da verdade. Daí surgem perguntas como o que é evangelização? O mesmo levanta uma critica que cristões evangélicos não precisassem perde tempo discutindo esta questão, pois é clara e objetiva. É uma mensagem anunciada, as boas novas de salvação. No Capitulo quarto. A evangelização e uma incumbência que Deus atribuiu a todo seu povo, e trata-se da tarefa de comunicar a mensagem do criador a toda uma humanidade rebelde que se distanciou dele através do pecado, é uma mensagem que começa com informações que desrespeita em Deus torna seu filho em um salvador perfeito para os pecadores, e termina com um convite que é a convocação de Deus a humanidade em geral para achegar-se ao salvador. O próprio Packer fala que a crença na soberania de Deus não afeta a necessidade de evangelização, permanece o fato que ela é necessária porque nem um ser humano pode ser salvo sem o conhecimento do evangelho.

    É um livro com um conteúdo muito atraente e admoesta o leitor para uma responsabilidade que foi dada a todos que já chegaram ao conhecimento da verdade. No entanto faltou clareza da parte do autor em dados assuntos: no inicio do capitulo primeiro quando o mesmo se refere a oração ,não explicando objetivamente sua exposição.

   Observamos que: os cristãos devem estar mais preocupados e dedicados ao trabalho evangelístico, do que com suas questões individuais, e que a mensagem evangelística e uma reflexão expondo a cruz, o pecado do mundo e a salvação, que para um evangelista deve-se possuir amor pelas almas. Assim como que Cristo amou o pecador independente dos seus erros, pois Deus e compassivo e misericordioso.       
                                                                                                     
          


Maria das Dores Barbosa da Silva. Aluna do STEC Campina Grande-PB.                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Teológica 2013