Seminário Teológico Evangélico Congregacional
(Av. Floriano Peixoto, 180, Centro)
Fone: 3321-5816
Email: seminario.congregacional@bol.com.br

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PROCURANDO ORIENTAÇÕES PARA ENTENDER A BÍBLIA


– PB. 
GUSSO, Antonio Renato. Como Entender a Bíblia?- Orientações práticas para melhor compreender as Escrituras Sagradas. Curitiba-PR: SANTOS EDITORA LTDA, 1998, 108 páginas.

Atualmente como em nenhuma outra época pudemos observar tantas mudanças e pessoas em busca de conhecimentos. Isso contribui para desejarmos agir e nos comportar de maneira que consigamos atingir nossos objetivos. Geralmente, atribuímos estes desejos à motivação, então acreditamos que devemos estar motivados a buscar orientações para a interpretação correta das Escrituras Sagradas. O livro de Renato Gusso fala sobre as orientações práticas para a interpretação correta das Escrituras Sagradas.

Existem muitas pessoas, que dizem conhecer a Bíblia, mas dizer que eles sabem articular a perspectiva bíblica sobre as últimas coisas é ingenuidade. Em “Como Entender a Bíblia?” Antonio Renato Gusso mostra de forma simples, sucinta e objetiva, explicar todo raciocínio das práticas para interpretação da Bíblia. O autor desta obra o pastor e professor, Renato Gusso consegue apresentar em termos simples e sem tecnicismos de compêndios especializados em Hermenêutica Bíblica, noções básicas que muito ajudarão, igualmente, ao pregador e ao professor da Bíblia, pastor ou “leigos” e com certeza lhes abrirão o apetite para textos mais alentados, nesse campo de teologia.

Este livro é construção, é forma, mas é também história. Ainda neste ponto tem mais coisas: mesmo um livro curto e de fácil leitura em geral como este não demora menos de 5 horas para ser lido a refletir sobre a obra do autor. “Sejamos zelosos. Não podemos interpretar a Bíblia de forma irresponsável. Ela contém material muito sério, não pode ser tratada com leviandade” (p. 3).

Portanto os 15 capítulos deste livro mostram a mensagem real e necessária, que a tarefa de interpretar a Bíblia requer muitos cuidados básicos, contra as maiores aberrações que se tem verificado no ensino da pregação da Bíblia deve-se, em grande parte, ao desconhecimento de regras elementares e de cuidados básicos em relação à leitura e interpretação das Escrituras Sagradas, que não podem ser negligenciados por nós. “A Bíblia é livro de religião e nessa matéria não há nela nenhum equívoco ou afirmação errada. Isto deve bastar-nos. Que os livros de ciências falem de ciências, de religião verdadeira fala a Bíblia” (p. 84).

Resta aos professores de seminários, alunos, pastores, evangelistas, pregadores e leitores em geral, aplicar as orientações práticas do autor para a Interpretação Correta das Escrituras Sagradas.
Que esta obra venha a servir de motivação para uma busca ainda maior e mais sensata dos melhores métodos e formas de interpretação das Escrituras Sagradas, que os leitores, pelos próprios esforços combinados com a graça do Senhor, cheguem aos verdadeiros significados de cada porção da Bíblia, descobrindo, desta forma, aquilo que Deus tem a dizer para a sua vida.


Antonio Ordonio Magalhães
Seminarista do STEC e Pastor da Igreja Batista Betel em Esperança – PB.
– PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Teológica 2013